Adquirir um certificado digital para pessoa física no portal gov.br de forma gratuita é possível através do acesso ao selo de confiabilidade "Prata". Esse selo é suficiente para realizar muitas transações que requerem uma autenticação segura. Para obter esse selo, você pode seguir os seguintes passos:
1. Acesse o Portal Gov.br:
Entre no site oficial do governo [gov.br](https://www.gov.br/).
2. Faça Login:
Clique em "Entrar" e use seu CPF e senha para acessar sua conta gov.br. Se ainda não tiver uma conta, crie uma seguindo as instruções fornecidas.
3. Acesse o Menu de Configurações:
Após o login, clique no seu nome ou no ícone do perfil no canto superior direito e selecione "Configurações".
4. Verificação de Selo de Confiabilidade:
Dentro das configurações, acesse a seção de "Privacidade" e clique em "Selos de Confiabilidade".
5. Escolha o Método de Verificação:
Para obter o selo prata, você pode usar um dos seguintes métodos de verificação:
- Internet Banking: Alguns bancos oferecem a opção de validar sua identidade através do internet banking.
- Validação Facial: Usar o aplicativo gov.br para realizar uma validação facial.
6. Siga as Instruções:
Siga as instruções fornecidas no método escolhido. No caso da validação pelo internet banking, você será redirecionado para o portal do seu banco, onde deverá seguir os procedimentos indicados. Para a validação facial, você precisará tirar uma foto usando o aplicativo gov.br.
7. Confirmação:
Após completar a verificação, você receberá o selo de confiabilidade prata. Isso aumentará a segurança e permitirá que você acesse mais serviços digitais do governo.
Embora não seja um certificado digital no sentido técnico tradicional (como aqueles emitidos por Autoridades Certificadoras), o selo de confiabilidade prata no gov.br oferece um nível elevado de segurança e autenticação para diversas transações online com o governo.
Esse certificado digital são como aqueles utilizados para assinar digitalmente documentos de forma legalmente reconhecida, como os emitidos por Autoridades Certificadoras como Serasa, Certisign, e outras.